Há alguns anos, um querido amigo ferroviário decidiu liquidar sua coleção e gentilmente me deu várias peças de equipamento. Parte desse pacote eram três Kalamazoo 4-4-0s. Esse amigo morreu há vários anos e os Kalamazoos estão na prateleira há quase tanto tempo. Era hora de fazer algo sobre isso.
Dos três motores, dois estavam mortos. Esse meu amigo tinha o hábito de fazer furos nas caixas de engrenagens das locomotivas e explodir graxa de espuma expansiva lá dentro. Bem, isso fritou dois dos motores. O terceiro foi poupado e só posso imaginar que isso aconteceu porque o esquema de pintura era tão feio que nunca viu nenhum tempo de execução.
Decidi enfrentar este projeto por muitos motivos:
Meu amigo foi em grande parte responsável por atiçar as chamas do meu interesse pelo hobby e de todo o equipamento que ele me deu, este motor é uma das poucas peças que ainda tenho dele. Normalmente não me torno sentimental por objetos materiais, mas acho que ele gostaria muito deste kitbash.
Esses Kalamazoos são virtualmente indestrutíveis, se você se abstiver de usar graxa de espuma expansiva. Uma vez me disseram que um conjunto Kalamazoo estava funcionando na vitrine de uma loja de brinquedos local por dez anos seguidos e só foi retirado quando a loja fechou. O que lhes falta em detalhes, eles compensam em desempenho: suave, silencioso, poderoso. Eles são alguns dos únicos trens de grande escala produzidos nos EUA. Como uma nota lateral interessante, a Bangor Train Factory enviou um conjunto Kalamazoo para o presidente Reagan depois de saber de seu desejo de possuir um conjunto de trens: Hail to the Chief
Ninguém mais se preocupou em fazer um 4-4-0 de bitola padrão, um dos designs mais importantes e bonitos da história ferroviária americana. Percebo que Hartland carregou a tocha, mas mais sobre isso mais tarde. Fiquei tão frustrado que a razão pela qual ninguém mais (Bachmann, Accucraft, ect.) produziu esta locomotiva é essa obsessão com a escala. Um 4-4-0 de bitola padrão na escala correta precisaria ser 1:32, que é bastante pequeno e nenhum material rodante da era vitoriana existe para essa escala. Acho que Delton teve a ideia certa de produzir 1:24, que é simplesmente um tamanho bom, e até mesmo Accucraft estava a bordo para seus primeiros modelos. Mas assim que 1:20.3 pegou, 1:24 saiu de moda e a bitola estreita se tornou o padrão para quaisquer modelos anteriores a 1900. Nada disso seria um grande problema, exceto que quaisquer modelos 4-4-0 subsequentes disponíveis eram da variedade de bitola estreita, que carecem dos grandes drivers de alta elevação que caracterizam distintamente as proporções dos protótipos de bitola padrão.
Como eu aludi, Hartland carregou em grande parte a tocha para Kalamazoo e Delton. É uma história interessante que você pode ler aqui: http://www.npcrr.com/Articles/PhilJensenStory/ThePhilJensenStory.pdf
Delton brincou com a ideia de encaixar um bloco de motor Kalamazoo sob seu corpo C-16 com resultados agradáveis (veja a imagem abaixo), mas isso nunca foi produzido. O Hartland 4-4-0 não está muito longe do Kalamazoo original e apresentava alguns detalhes muito necessários, alguns de Delton, mas manteve a qualidade de construção. Honestamente, esse seria um ponto de partida muito melhor para este projeto, mas os Hartlands são difíceis de encontrar e caros. Além disso, eu queria dar a este humilde brinquedo a chance de se tornar um modelo.
Dos três motores, dois estavam mortos. Esse meu amigo tinha o hábito de fazer furos nas caixas de engrenagens das locomotivas e explodir graxa de espuma expansiva lá dentro. Bem, isso fritou dois dos motores. O terceiro foi poupado e só posso imaginar que isso aconteceu porque o esquema de pintura era tão feio que nunca viu nenhum tempo de execução.
Decidi enfrentar este projeto por muitos motivos:
Meu amigo foi em grande parte responsável por atiçar as chamas do meu interesse pelo hobby e de todo o equipamento que ele me deu, este motor é uma das poucas peças que ainda tenho dele. Normalmente não me torno sentimental por objetos materiais, mas acho que ele gostaria muito deste kitbash.
Esses Kalamazoos são virtualmente indestrutíveis, se você se abstiver de usar graxa de espuma expansiva. Uma vez me disseram que um conjunto Kalamazoo estava funcionando na vitrine de uma loja de brinquedos local por dez anos seguidos e só foi retirado quando a loja fechou. O que lhes falta em detalhes, eles compensam em desempenho: suave, silencioso, poderoso. Eles são alguns dos únicos trens de grande escala produzidos nos EUA. Como uma nota lateral interessante, a Bangor Train Factory enviou um conjunto Kalamazoo para o presidente Reagan depois de saber de seu desejo de possuir um conjunto de trens: Hail to the Chief
Ninguém mais se preocupou em fazer um 4-4-0 de bitola padrão, um dos designs mais importantes e bonitos da história ferroviária americana. Percebo que Hartland carregou a tocha, mas mais sobre isso mais tarde. Fiquei tão frustrado que a razão pela qual ninguém mais (Bachmann, Accucraft, ect.) produziu esta locomotiva é essa obsessão com a escala. Um 4-4-0 de bitola padrão na escala correta precisaria ser 1:32, que é bastante pequeno e nenhum material rodante da era vitoriana existe para essa escala. Acho que Delton teve a ideia certa de produzir 1:24, que é simplesmente um tamanho bom, e até mesmo Accucraft estava a bordo para seus primeiros modelos. Mas assim que 1:20.3 pegou, 1:24 saiu de moda e a bitola estreita se tornou o padrão para quaisquer modelos anteriores a 1900. Nada disso seria um grande problema, exceto que quaisquer modelos 4-4-0 subsequentes disponíveis eram da variedade de bitola estreita, que carecem dos grandes drivers de alta elevação que caracterizam distintamente as proporções dos protótipos de bitola padrão.
Como eu aludi, Hartland carregou em grande parte a tocha para Kalamazoo e Delton. É uma história interessante que você pode ler aqui: http://www.npcrr.com/Articles/PhilJensenStory/ThePhilJensenStory.pdf
Delton brincou com a ideia de encaixar um bloco de motor Kalamazoo sob seu corpo C-16 com resultados agradáveis (veja a imagem abaixo), mas isso nunca foi produzido. O Hartland 4-4-0 não está muito longe do Kalamazoo original e apresentava alguns detalhes muito necessários, alguns de Delton, mas manteve a qualidade de construção. Honestamente, esse seria um ponto de partida muito melhor para este projeto, mas os Hartlands são difíceis de encontrar e caros. Além disso, eu queria dar a este humilde brinquedo a chance de se tornar um modelo.